segunda-feira, janeiro 16, 2006

...na casca do ovo!

Don’t worry about a thing
Cause every little thing is gonna be alright
So, don´t worry about a thing
Every little thing is gonna be alright
Three Little Birds
Bob Marley


Tocando a semana embalado pela mais nova polêmica do Caetano Veloso. Acompanhei pelos jornais. Realmente, Caetano é o rei da retórica. Por qual motivo ele insiste em querer ser um intelectual? Ser um grande compositor não basta? De qualquer forma, escreveu tantas bobagens em sua carta aberta, utilizou tão mal certos termos, como totalitarismo, que parece estar mais preocupado com simples retórica do que com uma análise um pouco cuidadosa. Deu pena.

Continuo no texto da dissertação que pretendo terminar até o dia 22 ou 23 deste mês. Preciso de uns dias para descansar, fazendo absolutamente nada. Nem penso em viajar, pela falta de grana e, como não, pela falta de tempo. Peguei quatro aulas numa escola em outra cidade daqui do sertão, e elas começam dia 30. Assim, corrido mesmo.

Sinto um aperto no coração. Está difícil manter a calma.

Depois de um final de semana delicioso, ontem fui até tarde, virando a noite escrevendo. Prefiro assim, pois, além do silêncio, está mais fresco. De qualquer forma, gostaria de me levantar mais tarde hoje. Não foi possível. Não era nem nove da matina e o telefone chamou. A pedagoga de uma escola de uma cidade vizinha na linha. Tinha passado por uma entrevista, uma prova e uma aula-teste. Arrebentei na aula, utilizei charges do Quino e do Henfil, manchetes de jornais da semana e outras coisas que funcionaram bem. O tema foi “construção da idéia de cidadania”, bem amplo. Estava confiante e contando com as aulas. Não deu.

Ela me disse que entre dez candidatos eu fiquei em segundo lugar. Ótimo? Disse que vai precisar de um bom profissional em 2007 e que meu currículo estará bem guardado até lá. “Foi horrível escolher”. Agradeci e desliguei. Bom dia.

Não sei se estava iludido, mas acreditei que tinha conseguido estas aulas. Fui tão bem na seleção e estava tranqüilo com 2006. A meta era ganhar mais que no ano passado trabalhando em um lugar mais responsável. Fiquei muito frustrado.

Sei que esta não é a hora de me preocupar demais com isto, pois estou com o prazo do mestrado nas costas, mas não consigo disfarçar algumas decepções. Esperava mais do meu trabalho, da pesquisa que estou fechando, e sinto que, com tantos atrasos, acabei decepcionando meu orientador também. Esperava mais das escolas particulares que, ao que me parece, gostam de cultivar um terrorismo entre seus professores todo Dezembro e Janeiro. Está difícil arrumar emprego, mesmo com um currículo bacana, estabilidade então... Não consigo esconder estas pontas de frustrações e culpas.

Mas fiz um pensamento de ação para este ano. Não sou místico e nem costumo fazer simpatias ou juramentos, mas pretendo fazer de 2006 um ano melhor do que foi 2005. Começou difícil, com muito trabalho e muita espera, mas já tive boas surpresas. Na luta!

Planos eu só tenho um: tirar uns quatro ou três dias para dormir, ainda neste mês. Não gasto, não incomodo e não ofereço a outra face. Descanso. Quietinho. Justamente o que eu gostaria para começar bem 2006.

2 Comments:

Blogger kellen said...

Ótimo título. E 2006 vai ser ótimo, eu acho! Beijo

1:07 AM  
Anonymous Anônimo said...

Só a simples decisão de tonar 2006 melhor, já é uma grande atitude.Beijos da moça cafona :p

http://subway80.blogger.com.br/

5:41 AM  

Postar um comentário

<< Home