sexta-feira, dezembro 17, 2004

As Incríveis Histórias do Futebol II

Nos anos 40, comecinho dos 50, o mais famoso Bailarino foi, sem dúvida, Ponce de León, o artilheiro dos cabelos de fogo. Ponce, goleador do São Paulo, e depois, campeão da Copa Rio pelo Palmeiras, em 1951, encerrou a carreira bem mais cedo do que se poderia supor. Dizem que por causa da noite.
As incríveis histórias do futebol
roberto avallone


Casamento chique, com igreja coberta de flores, trompetes anunciando a entrada da noiva, violinos arriscando Vivaldi e meu surrado terno. A gravata florida quebrava um pouco da sobriedade da minha figura, emprestando uma lembrança de “golfinhos de Miami” ou coisa parecida. Suava litros.

Depois da igreja o convite indicava a festa num grande salão da cidade. Promessa de Bohemia gelada, gravata afrouxada e partimos. No caminho fiquei pensando na cerimônia e em tudo o que aprendi na faculdade sobre ritos de passagem. Gostei de lembrar daquilo. Eu estava celebrando o casamento de um amigo com um bando de conhecidos, alguns queridos, outros nem tanto. E estava suando mesmo.

Na entrada do salão de festas, enquanto eu apertava a gravata e começava a imitar o Silvio Santos, recebo um toque nas costas. Era a Luciana!

(Luciana vale uma pausa. Conheço esta mulher faz um tempo, coisa de três anos. O caso clássico de “amiga do meu amigo”. Trombamos em alguns churrascos e bares, cruzamos olhares e trocamos poucas – mas boas – palavras. Pós-graduanda em biologia, gosta de cerveja e tem belos olhos. A torcida se agita e pede bis.)

Na cabeça a estratégia era bem simples: flerte contínuo, cerveja, desembaraço, dança, papo furado e ataque. Sou muito tímido, mas adoro estas jogadas de sedução, de estratagema do xadrez, avanço, defesa. Comecei a beber!

Depois de duas horas eu já estava aquecido e a banda, quase percebendo meus desejos, começou a tocar um repertório animado. Canapés, Ray Conniff e coquetéis de vinho eram coisas do primeiro tempo; partiu o Ademir da Guia riscando o veludo verde!

Nessas horas somos todos crianças. Os olhos brilhavam, faróis, e meu requebrar, um misto das pernas tortas do Garrincha com a mobilidade do Chandler Bing, chamava atenção. Segurança, cabeça erguida, concentração e espinha ereta: momentos de decisão. A banda arrebenta com os acordes iniciais do sucesso Anna Júlia.

- Nossa, eu amo esta música!

(Era a deixa, a lacuna, o espaço na zaga. Na malandragem recordei a letra inteira da canção.)

- Uhhhh... Eu também adoro Los Hermanos!!!! “Quem te vê passar assim por mim, não sabe o que é sofrer / Ter que ver você assim / Sempre tão linda”; já sussurrando em seus ouvidos.

(Refrão chegando e eu precisava de um drible. Momento de provar ser craque!)

- "Oh Luciana... ah...ah..."; e a galera vai ao delírio! Que lançamento! Nem eu acreditava na rapidez da jogada que fiz. Palmas!!!!

(Boca a boca. Já sentia seu hálito, respiração e contorno do corpo. Finalmente os merecidos louros da vitória, até que...)

...entra de sola o amigo Roberto, gigantesco e bêbado, feliz, ébrio, contente. O Abominável Roberto das Neves cortou o lançamento e, rasgando, se colocou rebolando entre nós dois. Casamento. Rito de passagem. Bohemia na faixa. Ele tinha mesmo o que comemorar.

O problema aqui é essencialmente etílico, pois todo bêbado tem aquela mania brasileira de abraçar os comparsas, felicitar os amigos e extravasar emoções. Roberto fez isto com a gente no momento do beijo, ou quase-beijo, ou nunca-beijo.

Fiquei macho e parti pra cometer uma falta, mas até nisto o amigo foi mais rápido. Entornou um copo cheio de whisky (12 anos, é claro!) no vestido da moça. Corpinho encharcado de revelar marca da calcinha, embaraço e um olharzinho de reprovação. Nunca acompanhei com tanta apreensão uma corrida ao toilette feminino.

Robertão serviu mais uma cerveja, nem reparou o seu deslize e tocou a bola pra frente. Nada mal, pensei. Peguei o copo, tomei um belo gole e sorri, envergonhado, com o canto da boca.

Não fiz o gol, mas a jogada foi de craque!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Calma Degan
Caaaaaaaaalma

A.G

9:40 AM  
Blogger Bia said...

JOGA A BOLA JOGADOR
JOGA A BOLA CORONCONDÔ
HUMBABARAHUMA COROCONDÔ
HEREHERE JOGADOR

hUMBABARAHUMA HOMEM GOL!!!!!

3:19 PM  

Postar um comentário

<< Home